Quem Somos

Somos um grupo dedicado à prática, ensino, pesquisa, difusão e formação em Mindfulness, dando especial atenção à interação entre movimento, consciência corporal e meditação. Buscamos estimular recursos internos que propiciem saúde, paz e concentração. Nosso maior anseio é contribuir para uma relação mais amorosa e criativa do indivíduo consigo mesmo, com a sociedade e com a natureza.

O MMI é um dos grupos pioneiros no estudo e ensino de Mindfulness no Brasil, cujas atividades se iniciaram em 2006, na Unifesp (no Anthropos, núcleo de Integração Mente, Corpo e Espiritualidade, departamento de Psiquiatria). Na época, iniciamos a construção de um programa de oito semanas baseado no Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR), a partir da formação que o coordenador do Anthropos, Paulo Bloise, começou no Center For Mindfulness (CFM), na Massachusetts Medical School, EUA.

Entre os fundamentos do MMI estão a pesquisa, o aprendizado e a difusão da prática e da formação em Mindfulness. Nos últimos anos, apresentamos trabalhos em congressos, cursos e simpósios, além de participarmos de retiros em instituições como o Insight Meditation Center.

Um elemento importante para garantirmos a qualidade do nosso ensino e formação em Mindfulness é a supervisão oferecida por Bob Sthal – membro do Center For Mindfulness, responsável pela formação de professores de MBSR por todo o mundo.

Oferecemos cursos, palestras, workshops e atendimentos individuais. Atualmente realizamos imersões em silêncio (sábado durante o dia) e estamos programando retiros aos fins de semana para 2016.

Equipe

      • Paulo Bloise

        formação em mindfulness

        Paulo Bloise é analista junguiano e médico formado na Unifesp, onde fez residência e mestrado em Psiquiatria. Fundou o Anthropos, núcleo de Integração Mente, Corpo e Espiritualidade, na Psiquiatria da Unifesp. Co-fundador do NUMEPI: Núcleo de Medicina e Práticas Integrativas. Um dos pioneiros de Mindfulness no Brasil (2005), em 2006 iniciou a formação nos EUA em MBSR, com Kabat-Zinn e Santorelli e é autorizado a ensinar o método. Autor de vários livros, como O Tao e a Psicologia e Saúde Integral: A medicina do Corpo, da Mente e o papel da Espiritualidade.

    • Luciana Gandolfo

      Luciana Gandolgo é Eutonista, membro do grupo de coordenação do Instituto brasileiro de formação em Eutonia, especializada em cadeias musculares e coordenação motora Pirrét Béziers. Formada em Comunicações /Jornalismo pela PUC – SP. É especialista em Psicanalise Winnicottiana – COGEAI – PUC e CWSP (Centro Winnicott São Paulo).  Participou do Mindfulness Tools for Living the Full Catastrophe: A 5 days Intensive in Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR), no Institute for Holistic Studies OMEGA, in Rhinebeck, Nova York, Led by Melissa Baker and Florence Meleo-Meyer in julho de 2012.

    • Andrea Bomfim Perdigão

       width=

      Andréa Bomfim Perdigão é Eutonista, formada na primeira turma da Escola de Eutonia no Brasil. Há mais de 30 anos atua clínicamente no tratamento da dor, buscando, através da delicadeza do toque e de micromovimentos, devolver aos tecidos do corpo sua potencial saúde e elasticidade, e ajudar as pessoas a (re)conquistarem uma conexão atenta e gentil com seus próprios corpos. É autora de dois livros de entrevistas, “Sobre o Silêncio” e “Sobre o Tempo”, em que discute com profissionais das mais variadas áreas de atuação questões acerca de como estamos lidando, em nossa contemporaneidade, com assuntos como o “silêncio” e o “tempo das coisas”. Atualmente se encontra em formação no Centro de Mindfulness, criado por Kabat-Zin e Santorelli, nos Estados Unidos.

    • Gustavo Giovannetti

       

      Formado em Medicina (USP-Ribeirão Preto) e em Psiquiatria (UNIFESP). Iniciou sua carreira em 2001 atuando desde então na área de Infância e Adolescência no Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Iniciou seus estudos em mindfulness em 2016 e atualmente é Instrutor Acreditado de Mindfulness para saúde e o Stress pela Breathworks (Reino Unido).

Colaboradores

      • Hans Machado

        formação em mindfulness

        Hans Machado é psicólogo e educador somático. Desde 1996 estuda maneiras de promover o estado de Awareness, incluindo diversos tipos de meditação e formas especiais de movimento. Tornou-se discípulo do mestre Léo Imamura da Moy Yat Ving Tsun (Kung Fu). É formado em Psicologia pela USP. Formou-se em Awareness Through Movement (Método Feldenkrais) nos E.U.A., sendo certificado pela International Feldenkrais Federation. Estudou sob a direção de Jerry Karzen (um dos principais alunos do Dr. Moshe Feldenkrais, criador do método). Desde 2006 é membro do Anthropos – núcleo de Integração Mente, Corpo e Espiritualidade (Unifesp, ligado ao departamento de Psiquiatria). Em 2007 conheceu Mindfulness como forma estruturada de meditação, por meio de seu contato com o Dr. Paulo Bloise, com quem medita desde então. É co-fundador e coordenador do Núcleo Feldenkrais, trazendo ao Brasil o padrão internacional da formação neste método. Idealizador e coordenador do Vortex – Centro Integrativo, um centro de educação e desenvolvimento pessoal em profundo contato com a natureza. Autor de “Soué – é pra lá que a gente vem!”, um livro poético sobre a experiência somática combinada à filosofia e às transcendências do Ser. Dedica-se ao maravilhamento do existir e à contribuição na constituição de uma experiência mais integrada do ser humano.

    • Mário César Rezende Andrade

      formação em mindfulness

      Mario César Rezende é psicólogo clínico (CRP 06/115107) e especialista em Terapia Comportamental Cognitiva em Saúde Mental (IPq-USP). Mestre em Psicologia (Saúde Mental) pela UFSJ, com graduate training no Douglas Mental Health Institute, McGillUniversity, Canadá. Doutorando em Psiquiatria e Psicologia Médica na Unifesp, com estágio de Doutorado no King’sCollege London, na Inglaterra. Em formação em Teacher Development in Mindfulness-based Cognitive Therapy (MBCT) pelo Enter Mindfulness.

    • Eliana Cristina Gonçalves

      IMG Eliana420X473

      Formada em Medicina, com especialização em Psiquiatra, pela Escola Paulista de Medicina-UNIFESP, começou a carreira em 1995 nas áreas de Emergência Psiquiátrica do Hospital São Paulo e no Ambulatório de Crise do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP, sob a coordenação de Paulo V. Bloise. Desde então vem desenvolvendo sua atividade clínica com ênfase no atendimento de pessoas com quadros agudos de depressão e ansiedade atuando também como psicanalista. Atualmente Participa de estudos de aprofundamento das obras de Freud, sob a orientação de Cecilia Orcini, da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Compõe também a equipe de professores do curso médico da -UNIFESP, supervisionando o atendimento de pacientes com Transtornos de Ansiedade e Depressão. Iniciou a pratica de mindfulness em 2015, frequentando, no momento, o “Mindfulness Teacher Training” do instituto Breathworks no Reino Unido.

    • Gustavo Giovannetti

       

      Formado em Medicina (USP-Ribeirão Preto) e em Psiquiatria (UNIFESP). Iniciou sua carreira em 2001 atuando desde então na área de Infância e Adolescência no Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Iniciou seus estudos em mindfulness em 2016 e atualmente é Instrutor Acreditado de Mindfulness para saúde e o Stress pela Breathworks (Reino Unido).

  • Expediente

    Coordenação
    Paulo Bloise
    Criação do Método MMI
    Paulo Bloise, Hans Machado, Luciana Gandolfo, Lali Jurowisky
    Professores
    Paulo Bloise, Luciana Gandolfo, Andrea Bonfim Perdigão, Gustavo Giovannetti
    Pesquisa
    Prof. Dr. Sérgio Andreoli, Mário Andrade,  Paulo Bloise, Gustavo Giovannetti
    Produção
    Vivian Iaki e Fernando Bastos

    Parceiros

    CEP- Centro de Estudos De Psiquiatria: http://www.cepp.org.br

    Sociedade Brasileira de Psicologia Analitica: http://sbpa.org.br

Contato

Fale Conosco